BYD apresenta o autocarro elétrico mais longo do mundo
A BYD encontra-se, uma vez mais, no centro da inovação. A marca chinesa anunciou ontem, dia 2 de março, o lançamento do K12A, o maior autocarro elétrico do mundo. O autocarro foi apresentado na sede da empresa, em Shenzhen, na China.
Com capacidade máxima de 250 pessoas e 27 metros de comprimento, é o autocarro elétrico mais longo do mundo. Considerando que foi concebido para ser usado em centros urbanos, a velocidade de 70 km/h que consegue alcançar afigura-se como uma vantagem deste modelo.
Adicionalmente, é também o primeiro autocarro elétrico cuja estrutura está equipada com um sistema de tração variável: concebido para circular com tração a duas rodas, pode facilmente ser alterado para tração a quatro rodas. Isto faz com que o autocarro tenha capacidade para responder às diferentes condições de estrada, enquanto reduz o consumo geral de energia.
“A BYD utiliza, mais uma vez, a sua tecnologia central, os seus produtos de confiança e as soluções inovadoras para resolver dois grandes problemas dos centros urbanos: o congestionamento e a poluição“, afirma Stella Li. A vice-presidente da BYD acrescenta ainda que “o K12A traz zero emissões, proporcionando aos passageiros uma agradável experiência, livre de poluição, enquanto apresenta baixos custos de manutenção”.
A autonomia do K12A permite que este veículo percorra aproximadamente 300 quilómetros por cada carga, o que significa que o autocarro consegue responder às exigências de operação de um dia inteiro. Este veículo BYD, à semelhança dos outros da marca, possui um sistema de gestão de calor de bateria, um sistema regenerativo de energia e um design integrado inteligente.
O K12A tem uma pegada ecológica de cerca de 80 toneladas de CO2 inferior aos autocarros tradicionais, no espaço de um ano, e consegue poupar 360 000 litros de combustível durante o seu ciclo de vida.
A ideia de criar uma rede de autocarros elétricos BYD surgiu, pela primeira vez, em 2010, sabendo que até ao dia de hoje, a BYD vendeu mais de 50 000 autocarros elétricos a parceiros globais.